10 dicas para começar um blog de moda

Salvador - BA, Brasil
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Tenho uma insônia terrível e alterno entre períodos de só conseguir dormir quando já está amanhecendo, de ter um sono picado (aquele que a gente acorada toda hora) ou de acordar muito cedo, tipo ente 3 e 4 da manhã e não dormir mais.

Na última sexta, dia do Eclipse Lunar, foi um desses dias de acordar as 4 e pouquinho da manhã. Fiquei enrolando na cama, lendo, vendo vídeos de crimes, mistérios e teorias da conspiração no Youtube.

Porém, nada seria tão aterrorizante pra mim do entrar no Instagram, abrir os stories de uma pessoa que eu super admiro, e me deparar com algo surreal. 

Sei lá, essa pessoa trabalha com comunicação de moda, abriu uma caixinha do tipo "pergunte o que quiser" e alguém soltou: "Dicas para quem tá começando um blog de moda" A resposta foi: "um blog?".

Sim, só isso. Eu não faço ideia do porquê da resposta ter sido essa, ou da resposta ser outra pergunta. Também não sei o tom do "um blog?". Seria surpresa, desdém, entojo, animação? Os problemas da comunicação escrita.


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Como de nada vai adiantar eu ficar aqui tentando entender, nem muito menos eu irei lá perguntar pra pessoa: ei, licença aqui, porque você respondeu a pergunta desse jeito? Talvez isso mate a ideia de alguém, sabia?

Fato é que, se eu pudesse, viraria para essa pessoa que perguntou e diria:


Calma, não desiste da sua ideia. Eu já estive no seu lugar, passei por várias etapas desse processo, e posso te ajudar.  Aliás, ela é muito possível, criar um blog de moda é uma ideia brilhante.



Ter um blog é uma das estratégias de comunicação mais incríveis que uma marca pode adotar.


É por isso que estou escrevendo esse texto e torço para que o Universo faça o trabalho dele, brilhantemente como tem feito, e essa palavras cheguem até você que precisava de conselhos em um momento que faltava clareza para os próximos passos.

Poderia ser um infinidade de tópicos, moda é um assunto tão amplo! Mas, é preciso partir de um principio e ir estudando aos poucos esse terreno. 

Por isso, separei 10 dicas para quem está começado um blog de moda que vão servir como uma mina de ouro para que você tenha o melhor blog de moda que essa internet já viu. Vamos lá?


1. Tenha uma razão forte.

Talvez aqui entraria a constatação de que você precisa ter um propósito, mas entendo o peso que essa palavra carrega e não quero te paralisar antes mesmo de começar.

Propósito não é salvar o mundo com seu blog de moda, mas o porquê dele existir. Se for pelo simples fato que você querer se divertir enquanto fala de um assunto que ama e domina essa já é uma razão suficientemente boa para começar.

Acredite em mim, é essa razão que vai fazer com quê você pare para escrever coisas incríveis, com responsabilidade e que irão ajudar alguém de alguma forma. Afinal, é pra isso que estamos aqui.

Escolha o seu espaço favorito - papel ou digital -  e responda honestamente: por que eu quero criar um blog de moda? O que me motiva? 


2. Escolha uma vertente da Moda.

Blog de Moda. Se antes isso era bem simples, hoje não é mais. Você até pode falar sobre tudo no geralzão, mas não é viável. São os tais nichos de moda que a gente ouve falar por aí.

Digamos que você ama moda, só que dentro dessa área você tem afinidades, conhecimentos sobre outras mini áreas. É assim que a gente se destaca na internet.

Imagine a Moda como um oceano e cada espécie que vive ali como um nicho. Com o que você mais se identifica? 

  • Alta costura
  • Mercado de luxo
  • Slow fashion
  • Comunicação de moda
  • Moda plus size
  • Fashion business
  • Consultoria de imagem
  • Marketing de moda
  • Looks do dia e dicas de estilo
  • História da moda
  • Costura
  • Compras conscientes

São alguns exemplos. Eu podeira ficar aqui escrevendo uma infinidades de subnichos de moda que você pode abordar e como você pode estreitar ainda mais cada um deles com nuances que tem a sua cara, o seu jeito.

Quer mais exemplos? Consultoria de imagem para empreendedoras. É o micro do micro. Perceba que você pode intrelaçar mais de um tema.

Moda plus size + compras concientes, fashion business + slow fashion, look do dia + compras conscientes, alta costura + história da moda. Manda ver na criatividade e afinidade. Fale do que você ama.
 
Aqui, por exemplo, eu falo de comunicação de moda + compras conscientes + autocuidado (tudo é sempre relacionado à comunicação de moda e ao trabalho com moda).

 

3. Domínio, hospedagem e e-mail para blogs.

Paraa começarocê precisa de uma estrutura mínima na intentet. O que vai detemrinar esse tópico é basicamente o quanto você pode investir no seu blog. Consegue ter um domínio próprio logo de cara, uma hospedagem, e-mail personalizado?

Se sim, providencie e já comece de modo mais formal (algumas pessoas chamam de profissional, já que de graça parece mais amador). Observe que amador não significa desleixado ou sem qualidade.

Se você não pode ter tudo isso no momento, comece de graça. O Google faz tudo. Hospedagem do Blogger, domínio Blogspot e e-mail do Gmail!


4. Firme um compromisso.

Eu já comecei escrevendo quando dava, sem planejamento, constância... Mas, hoje, com a infinidade de conteúdos que são pulicados diariamente você precisa ter um compromisso com o seu público.

Então, com honestidade, responda: quanto tempo eu posso me dedicar ao blog? O ideal é 7 posts por semana, dizem os experts. Mas, essa é a sua realidade?

Eu prefiro postar 2 vezes/semana, mas com posts de qualidade, bem completinhos como esse. E você? Faça com que seu público mal posssa esperar por sua próxima publicação.


5. Monetizar, sim ou não?

Eu demorei para monetizar meu conteúdo. Só fui fazer isso em 2018 (eu escrevo desde 2010), mas hoje você pode ver anúncios do Google Adsense distribuídos ao longo das páginas, links patrocinados como da Minha C&A e Amazon e, em breve, promoverei infoprodutos de outras empreendedoras e até venderei produtos próprios!

Aconselho que você estude as formas de monetização de blogs que mais tem a ver com você e aplique o quanto antes.

   

6. Paravra-chave: autencidade

Anteriormente falei da importância de afuniliar o seu conteúdo ao máximo e isso caminha lado a lado com a autencicidade. Sabe o famoso "esse ó meu jeitinho"?

Esse é o seu maior trunfo. Eu já me peguei querendo ser tanta gente! Sabe a pessoa que falei lá no começo? Eu já quis tanto ser como ela e hoje estou aqui vendo que ninguém é  perfeito, todo mundo tem suas sombras, acerta e erra.

Seja fiel a quem você é e busque melhorar sempre. Se inspire, mas não copie. Não é justo com a sua criatividade. Você nasceu pra brilhar!


7. Estude e aplique o que aprendeu.


Quando a gente ama um assunto pensa que é totalmente expert, afinal a gente pode ficar horas a fio falando sobre, tendo ideias e mais ideias.

Ou o contrário, passamos um longo tempo consumindo conteúdo, observando nossas inspirações trabalharem, lançarem suas ideias no mundo e a gente nunca acredita que tá pronto, completo.

É importante estudar, ler livros incríveis e ouvir os mais experientes, mas  na mesma proporção que é fundamental colocar em prática aquilo que aprendemos.

Aprendeu uma técnica nova sobre SEO? Vai lá e faz. Leu um livro que teve um insight ótimo? Coloca em prática. Só assim você saberá se dá certo pra você ou se é preciso recalcular a rota.


8. Tenha um estratégia de expansão

E por falar em SEO... Se você quer ver seu blog reconhecido é importante investir em propaganda. Isso mesmo, você não leu errado. O boca a boca é possível, mas é bem mais difícil atualmente.

Assim como a estrutura (domínio, hospedagem, e-mail), você pode optar por tudo pago ou tudo grátis. É o que chamaos de tráfego orgânico ou tráfego pago.

Uma ótima opção para conseguir tráfego para blog moda é o Pinterest. Formas de anúncios pagos estão também o Pinterest, o Instagram e o Google Ads.

Ou você contrata alguém ou aprende tudo na marra. Sorry, não tem saída.


9. Contrua uma marca, não só um blog.

É verdade. Mesmo que você comece de forma despretenciosa, tenha carinho pelo seu nome. Escolha com cuidado, estratégia e perspicácia. E não fique apenas no blog.

Tenha redes sociais, planeje ter uma homepage (ou página de apresentação) que pode ser integrada ao blog ou como um subdomínio. Obseve o meu caso: neilabahia.com.br e blog.neilabahia.com.br

Optei por espaços separados porque assim funciona melhor para a estratégia que tracei.Talvez você queira quer tudo é um único domínio e tudo bem.

Considere também ter outros pontos de comunicação como uma newsletter ou um grupo no telegram.


10. Pense a longo prazo, você nasceu pra brilhar, lembra?

Que bom que você chegou até aqui. Eu poderia dizer um monte de frases de motivação, falar do só da parte glamourosa que a moda aparenta ter, mas o fato é que é muito trabalho também. Muito mesmo. 

Mas é maravilhoso. Ver os acessos crescendo, os comentários, o reconhecimento, a grana... É mágico! Por isso, tenha metas, objetivos, trace-os, planeje e execute.

Mas, vai por mim. Pé no chão e um passo de cada vez. Não se deslumbre como também não se menospreze.

E enxergue além. Projete e faça acontecer. Você nasceu pra brilhar!


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